Curso Integral de Fotografia - Composição - Capítulo 008 - Norteio e orientação

Oriente-se, rapaz!



O norte


O termo nortear indica, de forma simplista, "indicar o rumo certo". Como metáfora, conhecer a direção do norte nos traz a indicação clara dos caminhos que temos para seguir, pois sua identificação, por definição, determina as outras direções.

Uma bússola aponta para o norte e faz com que não nos percamos. Essa é uma direção que, de maneira figurada, consegue representar "solução", "bem-estar", "alento" e "segurança". Estar norteado significa estar na direção certa. Se uma imagem tem uma clara orientação verticalizada ascendente, podemos considerar que ela "está norteada", trazendo em si toda a força e significados deste conceito. Percebemos que uma imagem está "norteada" quando o caminho do olhar segue uma linha ascendente, ou seja, "subindo" pela foto.

O oriente


De maneira análoga ao norte, o oriente (ou "o lado da direita") também indica positividade de forma subjetiva. O termo "orientar" siginifica "indicar os meios e caminihos certos para que algo se desenvolva".

Estar orientado, portanto, significa "ter consciência do que se faz", "do que se quer" e "de onde se deseja chegar". Se uma imagem direciona o olhar para o lado direito (o lado oriental), ela está "orientada".



Esta imagem representa bem estes conceitos. O caminho que a chuva provavelmente fará, somado às horizontais das montanhas, leva o olhar a se dirigir para a direita (o lado oriental da imagem), enquanto sa verticais ascendentes das últimas montanhas elevam o olhar para cima, em um movimento para o "norte". Ela está, portanto, "norteada" e "orientada". Apesar de ser a fotografia de um momento cinza e chuvoso, a cena não parece triste, pelo contrário. Traz até um certo ar de positivismo, bucolismo e charme.

Estas sensações são subjetivas, e podem ser reforçadas com o uso dos elementos de atração que já conhecemos. Nem sempre é possível compor desta forma, mas nortear e orientar uma imagem realmente a torna mais positiva e interessante. Sempre que for possível, vale a pena tentar fazer a composição dentro destes preceitos. Porém, lembre-se que se tornar desasiadamente "escravo" a uma técnica ou outra pode diminuir a originalidade das imagens. Saber quando utilizar e quando não utilizar um certo recurso é um aliado importante para garantir imagens criativas.