Desafio dos Vagões 2017

image
Copyright © 2017 by Hudson Malta

Atuo na fotografia profissional de esportes de ação outdoor há pelo menos 10 anos. Já cobri inúmeros grandes eventos, e o desafio é constante. Neste tipo de fotografia há uma série de exigências e cuidados técnicos que colocam o trabalho em nível de grande dificuldade, e já me encontrei em tantas situações de risco que já perdi a conta. Mas posso garantir que não conseguiria viver sem isso! Como sempre vivi nas montanhas (montanhismo, escalada e mountain bike estão nas nas veias desde 1985) então me considero super confortável neste campo.

Um tipo de atividade que vem crescendo muito é a Corrida de Montanha, onde corredores atravessam longas distâncias em trilhas técnicas com todo tipo de adversidade. É como as maratonas, porém fora do ambiente urbano e com distâncias maiores, que passam dos 50km. E ainda contam com montanhas, rios e florestas para serem transpostas. Tudo isso correndo!!! É coisa para poucos.

No 30/07/2017 fiz, junto à uma equipe criada para isso, a fotografia oficial do Desafio dos Vagões, uma prova que percorre 53km de trilhas entre Teresópolis e Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro. Fui solicitado pelos organizadores Gustavo Alves e Marcelo Guarilha, ambos corredores, para a coordenação da fotografia do evento. O plano era distribuir uma equipe de bons fotógrafos pelo percurso, aproveitando os pontos mais cênicos da região. Desafio aceito, parti para a ação.

A equipe

Como faço com frequência, decidi envolver alguns dos meus alunos de fotografia neste processo, sabendo que dariam conta do recado. Convidei 5 deles para entrar nessa comigo. Gosto de trabalhar com alunos e ex-alunos, pois sei o que esperar deles. Sei como pensam fotograficamente, e isso é importante no trabalho de equipe. Além disso, abre portas e oportunidades. Neste evento optei por pessoas já acostumadas com atividades outdoor, sabendo que não travariam nas adversidades impostas pelo ambiente e não comprometeriam o job.

pic1
Turma reunida para testes. Começando na esquerda: Vinicius Rodrigues, Jéssica Fernanda, eu, Adriano de Paula, Claudio Marques e os corredores Edson Shitomi e Renato Barcelos

Já atuei no outdoor ao lado de fotógrafos condicionados a trabalhar apenas em ambientes urbanos ou sociais, e vi como é difícil para a maioria trabalhar sob desconfortos ambientais como vento, frio, trilhas extensas, lama, poeira, sol, mosquitos, cansaço, fome, sede e isolamento, além das dificuldades com fotometria difícil sob luz natural variável. Para evitar problemas prefiro ter ao lado pessoas habituadas às condições adversas dos ambientes naturais, que sempre estão fora de qualquer controle.

A preparação

O primeiro passo foi isolar as necessidades e fazer um treinamento específico com o grupo para passar minhas experiências prévias neste tipo de fotografia. Promovi uma prática de campo com atletas convidados, simulando situações reais e corriqueiras nas provas. Apresentei algumas técnicas para resolver diversos problemas, como fotometria, velocidade e composição. Fomos todos para uma trilha perto da minha casa e ficamos ali uma manhã inteira exercitando técnicas e ouvindo os atletas sobre detalhes da corrida de montanha, em uma experiência muito rica e produtiva. E de quebra os corredores ainda ganharam um montão de fotos exclusivas...

O segundo passo foi preparar a logística do trabalho. Os organizadores solicitaram imagens de alguns destaques do percurso, por causa da beleza e importância na promoção. Como eu já conhecia todo o trajeto por causa das minhas andanças e pedaladas, ficou fácil distribuir a turma. Cinco de nós (eu incluso) ficariam nas trilhas, isolados em 6 pontos-chave na mata, enquanto o sexto fotógrafo seria responsável pelas imagens das arenas, chegadas e largadas. Tudo tem que funcionar como um relógio suíço.

pic1
Plano altimétrico do evento, analisado no briefing.

Nos reunimos dias antes do evento em meu estúdio e fizemos um briefing detalhado sobre a atuação, timing e posicionamento de cada um, usando mapas, marcações de GPS e indicadores de altimetria. Tiramos todas as dúvidas e definimos quais as lentes mais adequadas para cada trecho, o tipo de fotometria e o estilo de composição que deveríamos usar. Não abro mão de briefings em trabalhos fotográficos de nível. Coisa fina.

pic1
Marcações de GPS do evento, usado no briefing. Largada em Teresópolis, chegada em Itaipava.

O evento

Esconder o nervosismo neste tipo de trabalho não é fácil. Nos encontramos às 6:00h da manhã na arena de largada em Teresópolis e trocamos mais algumas ideias até chegar a hora do deslocamento para nossos postos. A partir daí só nos veríamos após as 14:00h na arena de chegada, em Itaipava, cheios de histórias para contar e grandes cenas captadas.

pic1
Gustavo Alves, um dos organizadores do Desafio dos Vagões

Tudo só terminou de fato às 17:00, com a chegada do último atleta. Depois disso vem a segunda parte, que é atuar estrategicamente junto à assessoria de midia para publicar todo o material o mais rápido possível, usando mídias sociais, imprensa e tudo mais que estiver ao alcance. No fim tudo correu perfeitamente, um belo exemplo de como o profissionalismo, organização e planejamento fazem toda a diferença. Agora fica a ansiedade pela próxima edição, onde o trabalho deverá ser, obrigatoriamente, ainda melhor!

Agradecimentos

Agradeço aos organizadores Gustavo Alves e Marcelo Guarilha pela qualidade do evento e pela confiança. Manter o alto nível em eventos não é para qualquer um. Valeu mesmo, amigos. Estou sempre às ordens.

Agradeço aos alunos-fotógrafos Adriano de Paula, Raquel Xavier, Claudio Marques, Vinícius Rodrigues e Jéssica Fernanda pela determinação, carinho e foco. Em meus cursos sempre me preocupei em formar mais do que fotógrafos, pois no fim sempre nos tornamos grandes amigos. Fico radiante quando vejo o resultado do esforço que investimos nas aulas. Espero que a experiência tenha sido rica! Conto com vocês tanto quanto podem contar comigo.

Agradeço aos corredores Edson Shitomi e Renato Barcelos pela atenção e carinho nos exercícios pré-evento. Vocês foram ótimos!

Site ofical do evento: www.desafiodosvagoes.com.br

pic1
pic1
pic1
pic1
pic1
pic1
pic1
pic1
pic1
pic1
pic1
pic1


Se você gostou deste artigo e quer receber novidades diretamente em seu e-mail, assine nossa newsletter e fique atualizado!