3 Truques para um bom Preto-e-Branco

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©Hudson Malta

O fascínio de fotos PB é inexplicável. Não conheço ninguém que não se comova com o resultado de uma imagem PB forte. Então, resolvi trazer aqui 3 dicas importantes para garantir que a magia não se perca em suas fotos PB.

Mas antes, vamos explicar o que é a cor, mesmo que de forma bem simplificada. Cada cor presente em nosso espectro visível corresponde a uma fração da soma de formas de onda que formam a luz branca, cuja radiação, após atingir um certo objeto, é parcialmente absorvida. Outra parte dessa radiação é refletida, chegando aos nossos olhos e cérebro para resultar na cor que enxergamos.


A ciência já descobriu há muito tempo que a cor é criada no cérebro, sendo algo totalmente subjetivo. Na prática, ´cor´ é o nome que damos ao efeito sensorial criado pelo nosso cérebro quando recebe, através dos olhos, impulsos vindos de uma faixa distinta de radiação eletromagnética transportada pelos fótons, partículas que são emitidas por uma fonte de luz e absorvidas/refletidas pela superfície dos objetos.


Complicado? Concordo e discordo. Isso que escrevi aí em cima é uma poeirinha ridícula sobre o tema, mas essa é uma ciência absolutamente fascinante. A propósito, este é um dos assuntos que mais me encantam na fotografia! Recomendo que conheçam mais sobre isso, suas futuras fotos agradecerão. Há ótimos livros por aí.

Mas... o que isso tem a ver com fotografia em PB? A influência é maior do que podemos imaginar. Vamos aos truques...

1. Veja níveis de luz nas cores

Cada cor possui um nível diferente de reflexão luminosa. Objetos brancos possuem o mais alto índice de reflectância, enquanto objetos pretos não refletem luz alguma.

De modo bem simplificado e até rústico, podemos considerar que cores primárias (vermelho, verde e azul) transportam menos energia luminosa do que suas complementares (amarelo, ciano e magenta, as cores secundárias), que sempre são o resultado da ´soma´ de duas das cores primárias. É importante dizer que aqui estou falando de luz, não de pigmentos, que se comportam de maneira um pouco diferente.

Então, no PB, as cores secundárias e suas tonalidades próximas (terciárias e quaternárias) geram cinzas mais luminosos. No importante Gráfico da Síntese Aditiva (um recurso vital para entender a fotografia), podemos ver isso claramente:

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P = Cores Primárias / S = Cores Secundárias.

Sob este conceito, a composição fotográfica em PB pode ser feita com o treinamento da visão, onde uma prévia do resultado final em PB é ´imaginada´ na mente. A fotometria também se beneficia muito do conhecimento da reflectãncia das cores.

2. Valorize as texturas

Texturas são formadas pela repetição de padrões gráficos. Em fotos PB elas geram um aspecto táctil, aumentando o transporte de sensações da imagem e ajudando na interpretação gráfica. Em certos casos elas contribuem também para ´tonalizar´ a imagem, promovendo uma maior diferenciações dos cinzas.

Para reforçar as texturas de superfícies podemos variar o ângulo de incidência da luz, criando sombras que aumentam o efeito dos padrões. Em cenários ou cenas amplas, a busca de condições diferenciadas de iluminação também pode ajudar a reforçá-las.

Texturas fortalecem os grafismos em fotos PB

O aspecto táctil das texturas entrega mais sensações.

3. Trabalhe com a dinâmica

O termo ´dinâmica´ possui vários significados importantes na fotografia, e um deles se refere ao equilíbrio entre claros e escuros da cena. Imagens em PB estão ligadas à sensibilidade e emoção, representando tanto a força de conteúdos dramáticos quanto a sutileza e suavidade. Graficamente, o controle do contraste influencia muito no transporte destes significados.

A dinâmica pode ser incrementada com o reforço das diferenças entre sombras e luzes, pelo aumento do contraste. Mas se a temática da imagem for mais suavizada, use menos contraste, diminuindo a dinâmica com uso de cinzas mais uniformes.

Na pintura e desenho (e também na fotografia, claro) chamamos este valor de ´chiaroscuro´ quando o contraste forte é utilizado, numa alusão às luzes dramáticas de mestres como Caravaggio, Goya e Rembrandt.

Contraste acentuada aumenta o ´drama´ na cena.

Cinzas suavizados tendem a ´acalmar´ a cena.

conclusão

A fotografia em preto-e-branco é uma arte diferenciada. Fotografar bem neste estilo significa colocar em uso valores clássicos das artes plásticas, como forma, textura, volume, entre outros. Ou seja, não basta apenas configurar a câmera para fazer fotos em PB ou usar um preset qualquer no software de edição. É preciso sensibilidade, leitura imagética, técnica e conhecimento artístico para atingir o melhor resultado! Assim estaremos honrando as imagens icônicas de mestres do preto-e-branco, com Ansel Adams, Cartier-Bresson, Elliot Herwitt, Sebastião Salgado e tantos outros!

Este e muitos outros temas são vistos em detalhes no nosso WORKSHOP DE FOTOGRAFIA EM PRETO-E-BRANCO, que se inicia em 04/outubro/2019. Veja mais detalhes aqui.

Boas fotos!


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