Making-of: Caloi/Avancini Team

image
Copyright © 2018 by Hudson Malta

Sabe quando o tempo para e você percebe um sorriso largo na cara que não se desfaz? Esse é o ponto. Tenho a felicidade de me envolver e participar de trabalhos épicos que ultrapassam o senso profissional e entram no campo da realização. Foi assim no novo job com o ciclista Henrique Avancini em Itaipava/RJ, em fev/2018, na produção das imagens promocionais do seu novo projeto, o Caloi/Avancini Team. Realização e sorriso na cara.

Clique aqui e veja uma seleção de imagens deste trabalho!

Sobre Henrique Avancini


O Henrique é uma peça rara, exemplo de dedicação e esforço que colhe resultados da sua personalidade e atitudes. É uma pessoa por quem torcemos muito aqui em casa, desde muito tempo atrás. E ele sabe disso.

Enquanto escrevo este artigo, ele ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Mountain Bike Olímpico, ou MTB XCO para os chegados. Isso é um grande feito para nosso esporte! Ele é o ciclista brasileiro de maior sucesso internacional, com vitórias nada fáceis de atingir: tem títulos pan-americanos, chegou em 4º no Campeonato Mundial 2017, se sagrou Campeão Brasileiro em todas as categorias que participou e foi o único a ter entrado na seleta lista dos Top 10 do mundo na categoria Elite. Muito respeito.

Começou aos 12 anos sob incentivo do pai, o também ciclista Ruy Avancini. As montanhas de Petrópolis forjaram seu perfil, onde a dedicação e o foco se somam ao seu jeito amável e inteligente. Conversar com o Henrique é levar para casa lições preciosas sobre administração consciente de vitórias e derrotas.

pic1

A equipe Caloi/Avancini Team


Entre treinos e competições internacionais pela sua equipe (Cannondale Factory Racing), sobra pouco tempo para outras ações, mas uma ele não dispensa: a formação de novos talentos no esporte. Agora, com a parceria da Caloi, ele criou a Caloi/Avancini Team, uma equipe profissional de peso que marca a evolução do seu projeto anterior, a AVA Racing. Fui chamado para fotografá-los em ação, criando as imagens-promo para lançamento nacional da equipe através do marketing da Caloi e do próprio Henrique.

A equipe é formada por Dani Moraes (MG), Pedro Lage (MG), Edson Rezende (MG) e Wolf Olsen (RJ), capitão do time. As marcas patrocinadoras são Caloi, Shimano, Continental, Barbedo Sports, Fabric, Spiuk e Fokus Fit. No background há profissionais de currículos vastos: Alessandra Dutra (psicologia esportiva), Hélio de Souza (preparação fisiológica), Carolina Avancini (fisioterapia e biomecânica), Rafael Brasília (nutrição esportiva), NAR (treinamento neuromuscular liderado por Irineu Loturco), Ruy Avancini (gerenciamento) e Renato de Almeida (mecânica de competição). Só competência.

pic1

O ensaio


Nossa sessão fotográfica rolou numa manhã de sexta-feira, um dia mais tranquilo para a equipe que participava de um training camp em Itaipava com o Henrique, em preparo para a temporada 2018 de competições. Mas a agenda é cruel: como sempre, havia uma janela curta, de apenas 2 horas de trabalho. O desafio se torna maior.

Sou feliz por contar com 2 fatores nestes trabalhos: a liberdade criativa e a experiência de pessoas como o Henrique. Já trabalhamos juntos várias vezes, e sabemos bem as imagens que precisamos, o que funciona e o que não serve. Na verdade, quando fotografo campeões, não me preocupo tanto em dirigí-los, pois as posturas e olhares que quero estão sempre lá, sem esforço. É como se estivessem no modo "power-on" o tempo todo. Por isso, pedi à ele que orientasse a equipe sobre os posicionamentos corporais nas fotos, pois coisas simples como "olhar" e "feições" fazem toda diferença.

Antes da sessão, acertei tudo com o fotógrafo do making-of, meu filho Gabriel Malta, outro fã do Henrique, que não perderia isso por nada! Ele participa comigo de alguns jobs como assistente e sei do que o garoto é capaz, então, fico tranquilo. E este trabalho merece um making-of especial! Com tudo pronto, passamos à ação.

pic1

A locação


Fomos ao Sítio das Araras, um cênico e imenso haras em Itaipava. Com 10km de trilhas, não poderia ser melhor. Pré-selecionamos alguns pontos cênicos para as fotos, pois precisávamos ser objetivos. Os cliques são repetidos diversas vezes, exigindo paciência dos atletas. Não podemos perder nada em fotos deste nível, e cada detalhe conta.

Uma preocupação que tenho é com a segurança dos atletas. Sempre peço agressividade na postura, mas sem excessos. Um acidente pode destruir a temporada desses caras, que precisam estar sempre 110%. Portanto, risco excessivo para fazer as fotos é estupidez. Procuro deixá-los fluidos, naturais e sempre seguros.

O equipamento


Optei por um set abrangente e amplo. Neste nível, não posso me dar ao luxo de perder algo por falta de equipamento. Na mochila havia...

  • Nikon D800 (câmera principal) e D610 (reserva)
  • Nikkor 14-24mm f/2.8
  • Nikkor 24-70mm f/2.8
  • Sigma 50-500mm f/4-6.3
  • Sigma 15mm Fisheye f/2.8
  • Flash SB-910 + Fujitsu Premium + Gary Fong Light Sphere
  • Disparador remoto (usado apenas em uma pequena série de fotos)
  • Nikon D3200 + Nikkor 18-55 para making-of

pic1
A única coisa que eu trocaria seria a 50-500 pela 70-200, que ficou em casa. Não fiquei tão distante deles, então a 50-500 foi exagero. Como a área é muito cênica, usei as grandes-angulares o tempo todo, ligando os ciclistas ao cenário e ambientando a ação. Isso exige cuidados, pois com estas lentes curtinhas é preciso estar muito perto deles para fazer boas fotos. As bikes zuniam a centímetros de mim, mas a minha confiança na perícia deles é grande. São momentos de sintonia e cumplicidade, onde todos sabem muito bem o que estão fazendo.

Luzes


Usei o Nikon SB-910 sobre a câmera o tempo todo, com o Light Sphere em algumas cenas, mas buscando uma luz presente e dramática. Prefiro céu nublado para ter maior controle sobre as sombras, mas "infelizmente" o dia estava ensolarado. Ok, sem problemas: prato cheio para contra-luz com flash de preenchimento e polarizador. Gosto deste resultado de soma de luzes, e alguns trechos da trilha ficavam bons contra o sol. Um dos pedidos do Henrique foi "mostrar as montanhas da serra nas cenas", então tive que fazer algumas ginásticas para combinar luzes e cenários. Como ele próprio diz, "se vira aí na mágica".

pic1

Uso pouco o SB-910 em externas, pois ando muito nos eventos esportivos e locações, logo prefiro flashes de dimensões menores pela praticidade e peso. Mas neste job foi bom tê-lo em mãos, pois sua potência maior garantiu várias fotos. Valeu a pena levar um pesinho extra. Como baterias, usei as super-confiáveis Fujitsu Premium, as "Eneloop vestidas de black-tie". Dizem que "equipo bom é aquele que você esquece que está usando", certo? Pois essas baterias são assim.

pic1

Tratamento


Como sempre, cliquei 100% em raw. Pela alta exigência, preferi tratar foto-a-foto no Photoshop com muito critério, ajustando e redefinindo manualmente algumas sombras estrategicamente, usando minha querida Wacon Intuos e brushes da minha "coleção particular". Como este é um trabalho voltado para advertising, me inclinei para uma abordagem típica de fotos para propaganda. Em algumas imagens também reduzi os exageros da 15mm Fisheye ajustando as distorções, pois a estética desta objetiva não funciona bem quando há excesso.

Em jobs exigentes sempre finalizo em TIFF, mas dessa vez não foi preciso. Como havia muitas texturas, as degradações da "compressão JPEG" foram inexpressivas, com perdas imperceptíveis.

pic1

Conclusão


Nem preciso dizer o tamanho da alegria por trabalhar com esta turma. A preocupação do Henrique Avancini com detalhes e a certeza do que quer contribui muito para o excelente andamento do trabalho. Atuar neste nível de qualidade é incrível, e a cada novo job as coisas saem mais certinhas.

Me sinto lisonjeado por fazer parte de um pouquinho do grande universo deste campeão e da sua equipe, que nos representam com muito suor e dedicação. O respeito entre todos que estão à volta é notável. Para mim, cada encontro com essa turma não é mais um dia de trabalho, mas sim outro momento épico e marcante na minha carreira fotográfica. Agradeço imensamente ao Henrique e equipe por confiarem em meu trabalho, e que venham as vitórias!

Veja mais:


pic1