Copyright ©Hudson Malta
Entre fevereiro e março/2020 estive novamente em Belo Horizonte/MG para produzir imagens da nova formação da Brou Women´s Team. Em seu 2º ano, a equipe continua com a nobre proposta de incentivar a prática de esportes no universo feminino, ideia que fez muito sucesso em 2019.
Clique aqui e veja este ensaio completo!
Sempre fico muito feliz de poder registrar tais esforços, pois sei da importância disso para nossa sociedade e para o desenvolvimento do esporte.
A alegria é ainda maior quando minha fotografia se envolve com nomes importantes do cenário, gente de ampla representatividade em escala nacional. Neste relato mostrarei alguns detalhes da produção do ensaio! Vamos lá?
Amanda Piovesan
A ideia
Como no ensaio do ano passado, o objetivo foi registrar a força, beleza e atitude do universo feminino. Participaram do ensaio as ciclistas Jussara Natalino (@jussara_natalino), Fernanda Amaral (@fernandaamaralfernandes), Amanda Piovesan (@amandabrouaventuras), Carol Drews (@drewscarol) e Thiago "Brou" Drews (@broubrutodrews), mentor da equipe.
Sempre formulo meus trabalhos através de briefings prévios onde determino, junto ao cliente, os tipos de imagens que serão mais eficientes e úteis. Todo o processo precisa ser condicionado ao tipo de uso que será feito das fotos, e muitas vezes eu trabalho no resultado final alinhado às necessidades do marketing das marcas e/ou nomes envolvidos. Os tipos de uso são vários: redes sociais, promocionais para pontos de vendas, matérias em revistas, fotos de alta qualidade para livros, mídia digital, catálogos, etc. Cada uso exige técnicas, tratamentos e abordagens distintas, tanto na captura quanto na edição/tratamento.
Também preciso me preocupar com a mensagem a ser emitida: as imagens precisam vender um produto ou um estilo de vida? Precisam expor o perfil de alguém? Precisam expor um local? Qual é o público-alvo?
Fernanda Amaral
Neste caso, fiz as fotos em quatro grupos:
- Ação: Cenas muito dinâmicas. Usei duas técnicas: o panning, para transmitir as sensações de velocidade e ação, e foco seletivo/baixa profundidade de campo para evocar individualidade, efeitos tridimensionais e anular distrações do cenário.
- Retratos: Imagens de busto ou rosto, em Plano Americano, para redes sociais e marketing pessoal. Dirigi as posturas das meninas com muita sobriedade nos cenários, usando luzes difusas e fundos bastante desfocados.
- Grupo: Cenas de cooperação e união da equipe. Composições mais soltas, luzes mais brilhantes e posicionamentos relaxados.
- Equipamentos: Fotos de alguns equipamentos das bikes e vestuário, destacando algumas marcas patrocinadoras.
Edição & tratamento
Apliquei, na maioria das imagens, o meu método tradicional de acerto de volumes (saiba mais sobre isso aqui). Também controlei as luzes excessivas atenuando a presença de alguns highlights provocados pelos flashes, que tendem a reduzir volumes importantes.
Diminuí a intensidade de algumas cores, principalmente verde e amarelo, para evitar uma "overdose" de informações entre as texturas das folhagens e os modelos. Isso é muito comum de acontecer quando o sol é filtrado através das folhas, criando indesejáveis excessos de amarelo.
Para aquecer as tonalidades, desloquei as curvas dessas cores para tons mais alaranjados, retirando um pouco do azul original que dominava o ambiente no momento da captura. Para finalizar, toques sutis com aumentos localizados de contraste e pronto!
Jussara Natalino
As ferramentas
Estes foram os equipamentos usados para a captura das cenas:
- Câmeras Nikon D800 e D610
- Cartões Sandisk Extreme Pro
- Lentes Nikkor 14-24mm f/2.8 > Nikkor 24-70mm f/2.8 > Sigma 15mm f/4 FishEye > Sigma 10-20mm f/4 > Tamron 70-200mm f/2.8
- Flashes Nikon SB-700 e SB-910 e YoungNuo YN-560 III (Manual)
- Difusor branco de 25cm sobre os flashes
- Triggers iShoot
- 3 sets de baterias Fujitsu
Na edição:
- O bom e velho Adobe Photoshop CS6 (não CC)
- Adobe Lightroom
- DxO Nik Collection
A maior parte das imagens foi tratada individualmente no Photoshop/Nik, foto a foto. Neste tipo de trabalho eu evito tratar lotes de fotos com os mesmos ajustes, como é comum no Adobe Lightroom.
O conjunto de imagens foi captado em dois dias totalmente diferentes, com grandes variações de luminosidade. Assim, para integrar e unificar o corpo do ensaio, eu preferi não utilizar ajustes padronizados.
Dá mais trabalho, mas assim eu garanto um resultado final mais homogêneo em todo o ensaio. Por este motivo uso o Photoshop na maioria dos meus trabalhos, apesar do Lightroom também ter lugar especial no meu workflow. Mas, mesmo quando uso o Lightroom, procuro aplicar ajustes locais e pontuais em cada foto.
Carol Drews
Conclusão
A captação das imagens foi realizada nas trilhas do Parque da UFMG, na Lagoa da Pampulha (primeiro dia) e na Praça do Papa (segundo dia). O ambiente com atletas sempre é muito divertido, mas mesmo assim procuro dirigi-los com altas doses de cumplicidade e confiança para que o resultado seja atingido. As coisas se facilitam bastante quando já existe um relacionamento menos formal com os modelos, mas ainda assim a seriedade e foco no objetivo são imensos, pois marcas patrocinadoras de grande porte sempre estão envolvidas. E, é claro, estamos construindo imagens pessoais direcionadas ao público. Isso é bem sério e demanda muito profissionalismo.
Mas, mesmo com tanto comprometimento, sempre que vou à MG para fotografar estes amigos, fico em estado máximo de tranquilidade e alegria!
Antes de ser um trabalho sério, é um imenso prazer ter amigos na frente dos meus vidros. E é disso que eu tiro os meus maiores aprendizados pessoais, tanto para a vida quanto para a profissão!
Espero que este artigo lhe seja útil! Paz e boas fotos!
Clique aqui e veja este ensaio completo!
A equipe de heroínas superpoderosas: Fernanda Amaral, Jussara Natalino, Amanda Piovesan e Carol Drews