Gregario Cycling: Como criei as ilustras?

image

©Hudson Malta

Criado recentemente, o Gregario Cycling é um podcast de entrevistas de alto nível dedicado a ciclistas, criado por Álvaro Pacheco (empresário), Leandro Bittar (jornalista) e Ronaldo Martinelli (treinador), nomes muito conhecidos no esporte. 

A ideia é fazer entrevistas semanais com personalidades do ciclismo. Como minhas ilustrações decoram cada programa, resolvi falar um pouco dos processos criativos e técnicos que estou seguindo.

Vamos nessa?

Logotipo do podcast Gregario Cycling

Link para o podcast...

Briefing

Sempre me oriento por briefings, onde entendo as necessidades e expectativas do cliente e me guio por um caminho seguro, definindo previamente as soluções criativas e expressivas que usarei.

No Gregario há algumas determinações a seguir:

  • Evocar o aspecto vintage e tradicional do ciclismo.
  •  Manter uma linguagem gráfica e moderna.
  •  Relacionar as ilustrações ao tema da entrevista. No exemplo a seguir, o tema foi "Mulheres no Ciclismo".


Processo mental

Antes de iniciar cada ilustração, resgato em minha memória elementos visuais e sentimentais do ciclismo, como:

  • Cores de equipes em épocas distintas.
  • Cenários de competições clássicas.
  • Fisionomias e posturas de atletas.
  • Valores transmitidos pelo esporte.
  • Estilos visuais de época.

Feito isso, defino parâmetros gráficos. Para o Gregario estou misturando soluções de várias escolas artísticas, como Pictorialismo, Cubismo, Art-Deco, Impressionismo e Surrealismo.

Essa mistura parece louca, mas se relaciona à tão falada "antropofagia" do Modernismo. Coisa de artista. Um belo assunto para artigos futuros...

Ao final, penso em uma cena que represente o tema da entrevista, relacionando simbologias gráficas pela Semiótica, que é bastante discutida em outros posts do meu blog.

Bem, esse é o primeiro passo, e ocorre na mente. Vamos passar à prática!


Caneta na mão

Sketch

Traço o rascunho mantendo fidelidade à ideia, usando um brush simples, apenas como guia visual. As linhas de contorno não são usadas no estilo que adotei para o Gregario.

Nesta arte o tema era Mulheres no Ciclismo.  Minha intenção foi evocar a beleza, suavidade e garra das meninas no pedal. O foco do Gregario é o ciclismo de estrada, então, seria importante inserir este elemento.




Fundo
Gosto de colorir com um fundo e suas texturas já definidas, pois ajudam no preenchimento. Fontes das luzes de fundo são definidas neste passo.




Formas
Defino as formas usando grandes blocos de cores sólidas. 




Volumes e detalhes de estilo 
Faço volumes com um brush artístico (pinceladas a óleo), marcando sombras e luzes. É importante seguir um croqui consistente de iluminação. Detalhes maiores e estilos de pintura são aplicados também. Neste caso, usei traços do Impressionismo.



Detalhes menores e texturização
Antes de finalizar os detalhes, insiro minha tradicional granulação orgânica. Esta granulação deixa tudo mais natural e artístico. A "receita" dessa granulação é guardada a sete chaves aqui no estúdio, sendo praticamente um "segredo de família" (risos)!  Veja abaixo o efeito da texturização:




Cortes e finalização
Como as artes serão exibidas em diversas redes sociais, preciso redimensionar a imagem em vários formatos de acordo com as recomendações técnicas das plataformas, para um melhor resultado final. 

Preciso criar a arte sempre pensando nos cortes futuros. Aqui, o corte quadrado para Instagram e thumbnails:



Conclusão

É importante contar com ferramentas de expressão para que um tema seja identificável. Os estudos da Semiótica e Teoria das Cores são básicos para que a transmissão de ideias funcione. Nas artes do Gregário estou fazendo uso constante disso.

Ilustrar o Gregario me deixa muito feliz, pois percebo a preocupação dos seus criadores em enobrecer as entrevistas com uma narrativa visual baseada em arte e expressão. Isso enriquece o projeto com bom gosto e alto nível.

E para melhorar ainda mais, tenho com eles aquilo que mais estimo em trabalhos comissionados: liberdade criativa! Isso vale ouro , e é uma das chaves para a criação de peças promocionais expressivas!

Espero que este artigo lhe seja útil! Boas artes e paz!


Se você gostou deste artigo e quer receber novidades diretamente em seu e-mail, assine nossa newsletter e fique atualizado!